quinta-feira, 26 de maio de 2011

SEMEANDO

Texto Base MT 13:1-23
Tendo Jesus saído de casa, naquele dia, estava assentado junto ao mar;
E ajuntou-se muita gente ao pé dele, de sorte que, entrando num barco, se assentou; e toda a multidão estava em pé na praia.
E falou-lhe de muitas coisas por parábolas, dizendo: Eis que o semeador saiu a semear.
E, quando semeava, uma parte da semente caiu ao pé do caminho, e vieram as aves, e comeram-na;
E outra parte caiu em pedregais, onde não havia terra bastante, e logo nasceu, porque não tinha terra funda;
Mas, vindo o sol, queimou-se, e secou-se, porque não tinha raiz.
E outra caiu entre espinhos, e os espinhos cresceram e sufocaram-na.
E outra caiu em boa terra, e deu fruto: um a cem, outro a sessenta e outro a trinta.
Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.
E, acercando-se dele os discípulos, disseram-lhe: Por que lhes falas por parábolas?
Ele, respondendo, disse-lhes: Porque a vós é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas a eles não lhes é dado;
Porque àquele que tem, se dará, e terá em abundância; mas àquele que não tem, até aquilo que tem lhe será tirado.
Por isso lhes falo por parábolas; porque eles, vendo, não vêem; e, ouvindo, não ouvem nem compreendem.
E neles se cumpre a profecia de Isaías, que diz: Ouvindo, ouvireis, mas não compreendereis, E, vendo, vereis, mas não percebereis.
Porque o coração deste povo está endurecido, E ouviram de mau grado com seus ouvidos, E fecharam seus olhos; Para que não vejam com os olhos, E ouçam com os ouvidos, E compreendam com o coração, E se convertam, E eu os cure.
Mas, bem-aventurados os vossos olhos, porque vêem, e os vossos ouvidos, porque ouvem.
Porque em verdade vos digo que muitos profetas e justos desejaram ver o que vós vedes, e não o viram; e ouvir o que vós ouvis, e não o ouviram.
Escutai vós, pois, a parábola do semeador.
Ouvindo alguém a palavra do reino, e não a entendendo, vem o maligno, e arrebata o que foi semeado no seu coração; este é o que foi semeado ao pé do caminho.
O que foi semeado em pedregais é o que ouve a palavra, e logo a recebe com alegria;
Mas não tem raiz em si mesmo, antes é de pouca duração; e, chegada a angústia e a perseguição, por causa da palavra, logo se ofende;
E o que foi semeado entre espinhos é o que ouve a palavra, mas os cuidados deste mundo, e a sedução das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera;
Mas, o que foi semeado em boa terra é o que ouve e compreende a palavra; e dá fruto, e um produz cem, outro sessenta, e outro trinta.

Jesus é considerado o Mestre dos Mestres por sua maravilhosa capacidade de ensinar, ele tratava de temas complexos com uma simplicidade incrível, transmitia sua mensagem com eficiência para a mais diversificada platéia, desde o cidadão mais simples ao mais culto, ninguém saia da presença d’Ele sem ser alimentado espiritualmente.
Mais do que ensinar, Ele vivia aquilo que pregava, serviu de exemplo, ensinou que temos que perdoar quando mesmo no momento de maior angústia teve compaixão daqueles que o acusavam; Ensinou que devemos ter compaixão, quando percorria grandes distâncias para aliviar o sofrimento de alguém; Ensinou que devemos amar a Deus quando aceitou seu chamado e quando se entregou como sacrifício por nossos pecados, nos ensinou que devemos amar uns aos outros.
No velho testamento, as leis tentaram manter a humanidade no caminho correto, mas as pessoas falharam, pois sentiam que as regras eram rígidas e se desviavam. Jesus veio semear nos nossos corações o amor, e fazemos a vontade de Deus porque o amamos.
Se dermos uma educação rígida a uma criança, cheia de regras pré determinadas, ela só vai obedecer até o momento que sentir medo de ser punida, na primeira oportunidade vai transgredir a regra imposta. Agora se fizermos como Jesus, que ensina o caminho, que ajuda a caminhar e através de experiencias molda o caráter da pessoa, teremos crianças que sabem a diferença entre o certo e o errado e opta pelo certo, porque sabe que é o melhor caminho.
Os ensinamentos de Jesus são tão importantes, que até hoje, depois de tantos anos, nos edificam e ensinam. Na parábola do semeador observamos três personagens principais, a semente, o semeador e o solo.

SEMEADOR.
A missão do semeador é colocar a semente no solo, se ela ficar guardada jamais brotará. O bom semeador conhece as sementes, sabe os cuidados necessários para cuidar do solo, sabe o tempo de germinação, por isso o papel do semeador é importante, mas ele exerce um papel secundário. O milagre da germinação acontece do contato da semente com o solo.
I Co 3: 6-7 Eu plantei, Apolo regou; mas Deus deu o crescimento.
Por isso, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento.

Nós somos os semeadores, temos que pegar as sementes que Deus nos dá e colocar em contato com o solo, que é nosso coração enquanto símbolo das nossas emoções e sentimentos.

SEMENTE:
A semente é a palavra de Deus e através dela:
  • Fomos criados  (Tiago 1:18) Segundo a sua vontade, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como primícias das suas criaturas.,
  • Salvos (Tiago 1:21) Por isso, rejeitando toda a imundícia e superfluidade de malícia, recebei com mansidão a palavra em vós enxertada, a qual pode salvar as vossas almas.,
  • Restaurados(1 Pedro 1:23) Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre.,
  • Libertos (João 8:31-32) Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos; E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará., produz fé (Romanos 10:17) De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.,
  • Santificados (João 17:17) Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade.;  
  • Conhecemos a Cristo (João 6:44-45) Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia. Está escrito nos profetas: E serão todos ensinados por Deus. Portanto, todo aquele que do Pai ouviu e aprendeu vem a mim.
E mais, em Jo 1:1-5 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
Ele estava no princípio com Deus.
Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.
Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens.
E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam.
Jo 1:14 E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.

Jesus é chamado verbo de Deus, verbo é uma palavra que expressa ação,
Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração. Hebreus 4.12

Jesus é esta semente maravilhosa, precisamos permitir que suas sementes sejam semeadas em nossa vida, no nosso coração. Ele está esperando uma oportunidade, um espaço para entrar e transaformar nossas vidas.  Quando o semeador coloca uma semente no solo, já consegue visualizar os frutos, já faz planos para a colheita. Quando as sementes de Jesus entram em contato com o solo do nosso coração, já podemos sentir a transformação em nossa vida e a mudança no nosso interior.

SOLO;
Na parábola, Jesus comparou nossos corações (sentimentos) a quatro tipos de solos. É interessante notar que a mesma semente foi plantada em cada um dos solos, porém o resultado obtido foi diferente em cada situação.
Jesus tem semeado em nossa vida em todo o tempo, mas o resultado é determinado pelo coração daquele que recebeu a semente.

 SOLO – A BEIRA DO CAMINHO.
Mt 13:4,19 E, quando semeava, uma parte da semente caiu ao pé do caminho, e vieram as aves, e comeram-na;
Ouvindo alguém a palavra do reino, e não a entendendo, vem o maligno, e arrebata o que foi semeado no seu coração; este é o que foi semeado ao pé do caminho
Neste primeiro solo, as sementes não tiveram chance de germinar, muitas pessoas tem o coração fechado, não permitem que a palavra de Deus entre em suas vidas e as sementes lançadas ficam pelo caminho.
Por mais maravilhosa que seja a semente, se eu não permitir que ela entre em contato com o solo, jamais irá produzir nada. Jesus pagou um preço muito alto pelas nossas vidas, ele se entregou para que nossos corações fossem semeados, se não abrirmos a porta da nossa vida para ele entrar, estaremos rejeitando todo sacrifício de amor que Ele teve pela humanidade.

2° SOLO – SOLO PEDREGOSO
(Mt 13: 5,6 , 20, 21) E outra parte caiu em pedregais, onde não havia terra bastante, e logo nasceu, porque não tinha terra funda;
Mas, vindo o sol, queimou-se, e secou-se, porque não tinha raiz;
O que foi semeado em pedregais é o que ouve a palavra, e logo a recebe com alegria;
Mas não tem raiz em si mesmo, antes é de pouca duração; e, chegada a angústia e a perseguição, por causa da palavra, logo se ofende;
Aqui vemos uma pessoa que ouve a palavra, mas esta não causa uma transformação profunda, quando tem quem passar por uma situação difícil, não tem raiz forte o suficiente para agüentar as adversidades. Jesus nunca prometeu uma vida sem problemas ou vitórias sem lutas, ao contrário disse que teríamos socorro na angústia, força na fraqueza e coragem para enfrentar desafios. No solo rochoso, nossas raízes não conseguem se aprofundar e não conseguimos chegar às águas profundas.
Algumas pessoas se envolvem com as coisas de Deus, mas ficam na superficialidade e são arrancadas com facilidade. Muitas vezes passam a vida inteira na igreja por comodismo, porque a fé já não existe mais.
Evitar medo, insegurança, baixa auto-estima, mágoa, dúvidas e qualquer sentimento que endureça nosso coração e impeça que a verdadeira semente frutifique em nossa vida.

3° SOLO – SOLO COM ESPINHOS
I Mt 13 - 7,22     E outra caiu entre espinhos, e os espinhos cresceram e sufocaram-na.
E o que foi semeado entre espinhos é o que ouve a palavra, mas os cuidados deste mundo, e a sedução das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera;
Neste caso, o solo era adequado, não tinha pedras e apto para receber a semente que brotou e se desenvolveu, mas ao mesmo tempo outras plantas começaram a crescer e a dividir espaço, água nutrientes com a planta originada pela semente. Com solo enfraquecido e espaço restrito não encontrou condições para produzir frutos perfeitos.
Aqui deixamos que outros sentimentos ocupem nosso coração, tomando lugar do espaço reservado para Deus. Acabamos sendo roubados, pois não conseguimos receber a plenitude da benção de Deus. Temos que tirar do nosso coração, tudo aquilo que nos afasta de Deus.
Quando não vivemos a plenitude daquilo que recebemos, estamos sendo roubados.
Pv 4:23 Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida
Temos que constantemente limpar nossos corações do Egoísmo, Arrogância,

4° SOLO – SOLO ADEQUADO.
Mt 13:23 Mas, o que foi semeado em boa terra é o que ouve e compreende a palavra; e dá fruto, e um produz cem, outro sessenta, e outro trinta.
Para manter o solo adequado para receber a semente, o semeador precisa limpá-lo, retirando todas as pedras, impurezas e ervas daninha, para que não enfraqueça é necessário adubá-lo e estar sempre vigilante para não ser atacado por pragas e insetos. Semelhantemente precisamos manter nosso coração livre de sentimentos que nos afastam de Deus e que diminuem nossa fé. Precisamos nos alimentar da palavra de Deus e estar em constante oração.
Precisamos saber que a semente não brota imediatamente, mas o semeador confia na qualidade da semente e ao lançá-la em solo fértil, sabe que em pouco tempo colherá os frutos.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

COMO VENCER OS GIGANTES DA VIDA

Texto Base: I Samuel 17
Muitas vezes enfrentamos problemas que aos nossos olhos parecem verdadeiros gigantes e em alguns momentos pensamos que não suportaremos o peso das provações, mas não podemos desanimar ou desistir de lutar, nem mesmo quando todos ao nosso redor dizem que o motivo pelo qual lutamos é impossível. Na verdade é nessas horas que devemos colocar nossas lutas nas mãos de Deus, pois não chamamos de milagre as vitórias conquistadas pela força das nossas mãos, mas o milagre acontece quando, pela força e graça de Deus transpomos barreiras, que aos olhos humanos parecem impossíveis.
Davi era um pastor de ovelhas, mas Deus o enxergou onde ele estava e quando resolveu ungir alguém para ser rei, não escolheu alguém que tivesse a aparência que as pessoas desejavam para um rei, mas Deus escolheu a Davi por causa do seu coração. I Sm 16: 7,8
Para vencer os grandes desafios que aparecem em nossas vidas, que de tão grandes parecem gigantes, devemos:
1 CONHECER O NOSSO VALOR
Hoje em dia, as pessoas passam a vida inteira tentando se enquadrar num modelo que a sociedade determina, somos julgados por nossa aparência, e não por quem verdadeiramente somos e acabamos aceitando as sentenças que as pessoas lançam sobre nós. Muitos hoje não vencem na vida porque perderam as esperanças, não acreditam mais na sua capacidade, não reconhecem o valor que tem.  Deus não está interessado na aparência física, pouco se importa se você nasceu em uma família rica, ou teve bons estudos, mas Ele olha no seu coração, nos seus sentimentos e no potencial que você atingirá no momento em que for capacitado pelo Espírito dEle, portanto não desista dos seus sonhos, não pare de lutar, jamais abandone as promessas de Deus para sua vida.
2 – SE PREPARAR
Quando Davi foi ungido rei, não se tornou um rei imediatamente, na verdade a unção significava a marca do Espírito Santo na vida dele, que a partir daquele momento, teria um tempo de preparação, para então capacitado, efetivamente tornar-se um rei. Só tomamos posse das promessas de Deus se estivermos preparados, somos tratados como filhos, um pai jamais dará (ou não deveria) dar um carro nas mãos de um filho que não sabe dirigir, pois um carro nas mãos de quem não sabe dirigir é como uma arma, pois causa risco à vida de seu filho e de outras pessoas.
3 – NÃO SER DOMINADO PELO MEDO
É neste momento de preparação que Golias aparece na vida de Davi, o povo Filisteu desafiou Israel para uma batalha, onde quem perdesse se tornaria escravo da outra nação. O desafio consistia na batalha entre um representante de Israel contra Golias, tratado na Bíblia como um gigante (1 Sm 17-4), o que corresponde a 2,9m, um homem fora dos padrões normais para um ser humano, treinado para a guerra, que deixava apavorados a todos que tinham que enfrentá-lo. Durante 40 dias Golias gritou e provocou o exército de Israel, que não conseguiu um homem sequer que tivesse coragem de enfrentá-lo.
Às vezes enfrentamos situações que nos causam medo, são problemas que nos apavoram e não temos coragem de enfrentar, mas precisamos aprender que fugir não vai solucionar o problema. Não podemos nos tornar escravos do medo, temos sempre que encarar as situações de frente, ainda que pareça que a situação seja ruim ou que a dor pareça ser maior do que você possa suportar. O medo faz qualquer problema parecer ainda maior, é comum sentir medo, mas não podemos ele nos dominar.
4 – NÃO DAR OUVIDOS ÀS CRÍTICAS PESSIMISTAS - versículos 28-30
Quando Golias desafiou o exército de Israel, ninguém teve coragem de enfrentá-lo, mas quando Davi decidiu enfrentá-lo, logo tentaram fazer com ele desistisse.
 “Quando Eliabe, o irmão mais velho, ouviu Davi falando com os soldados, ficou muito irritado com ele e perguntou: "Por que você veio até aqui? Com quem deixou aquelas poucas ovelhas no deserto? Sei que você é presunçoso e que o seu coração é mau; você veio só para ver a batalha". E disse Davi: "O que fiz agora? Será que não posso nem mesmo conversar?" Ele então se virou para outro e perguntou a mesma coisa, e os homens responderam-lhe como antes.”
As pessoas não admitem que alguém se destaque numa área em que foram derrotados, quando Davi aceitou o desafio de Golias, evidenciou a covardia de todo o exército. O mesmo acontece conosco, as pessoas não suportam ver o sucesso dos outros e sempre fazem uma crítica negativa e tentam a todo custo fazer com que desistam de lutar. Por isso que não podemos dar ouvidos a qualquer comentário, temos que filtrar aquilo que ouvimos, aquelas palavras que nos motivam e nos fazem bem devemos ouvir com atenção, mas aquelas críticas feitas com a intenção de nos menosprezar e desanimar, devemos ignorar.

5. NÃO LUTAR COM AS ARMAS DOS OUTROS: (I Sm 17: 38-40)
“E Saul vestiu a Davi de suas vestes, e pôs-lhe sobre a cabeça um capacete de bronze; e o vestiu de uma couraça.
E Davi cingiu a espada sobre as suas vestes, e começou a andar; porém nunca o havia experimentado; então disse Davi a Saul: Não posso andar com isto, pois nunca o experimentei. E Davi tirou aquilo de sobre si.
E tomou o seu cajado na mão, e escolheu para si cinco seixos do ribeiro, e pô-los no alforje de pastor, que trazia, a saber, no surrão, e lançou mão da sua funda; e foi aproximando-se do filisteu.”
Não existe uma fórmula para o sucesso, então de nada adianta ficarmos tentando imitar as pessoas, cada um deverá escrever sua própria história. O que podemos e devemos fazer é aprender com aqueles que obtiveram sucesso, não copiá-los.

Davi confiava em Deus e sabia que estaria seguro, pois o Senhor não desampara um filho Seu, aquela batalha era de Deus. Não vencemos batalhas, nem resolvemos problemas impossíveis por força, sabedoria ou estratégias humanas. Jamais podemos olhar para o tamanho do problema, mas para o poder do nosso Deus, que é infinito. Saul e seu exército não tiveram coragem de enfrentar o gigante por que olharam para o tamanho do inimigo e não tiveram fé para enxergar o livramento do Deus vivo.

quinta-feira, 3 de março de 2011

A VOZ DE DEUS

TEXTO BASE - Hebreus 1:1-3
Desde a criação, o Senhor sempre tem falado com seu povo e através da sua voz, proporcionando transformação, instrução, conhecimento e motivação. Transformação. . A voz do Senhor vem sempre trazer uma Palavra que muda uma situação, pelo poder de Sua palavra tem transformado trevas em luz, onde havia sequidão criou rios e mares e ordenou todas as coisas e tudo ficou perfeito. Genesis 1)
Deus deseja que seus filhos reconheçam Sua voz, mas nem sempre é fácil, pois acabamos dando ouvidos para outras vozes que nos distraem. Muitas vezes confundimos a voz do nosso coração (nossa vontade) com a voz de Deus (a vontade d’Ele). Para diminuir o risco dessa confusão, devemos tomar alguns cuidados:
1 - ESTAR LIMPOS DE TODA CONTAMINAÇÃO E TER RESPEITO À SANTIDADE DE DEUS
Quando o povo de Deus estava em cativeiro no Egito, Deus escolheu Moisés para ajudar a liberta-los.
Ex 3:5 E disse: Não te chegues para cá; tira os sapatos de teus pés; porque o lugar em que tu estás é terra santa.
Js 5:15 Então disse o príncipe do exército do SENHOR a Josué: Descalça os sapatos de teus pés, porque o lugar em que estás é santo. E fez Josué assim.
Para ouvirmos temos que nos despir de todo sentimento humano, precisamos estar limpos para que o Senhor nos encha – Tirar as sandálias significa ter respeito e reverência ao lugar onde pisa. Ainda é costume no Oriente Médio tirar as sandálias ao entrar em uma casa.
2 - PRECISAMOS ESTAR EM CONSTANTE COMUNHÃO COM O SENHOR PARA RECONHECERMOS SUA VOZ.
I Sm 3:9-11 Por isso Eli disse a Samuel: Vai deitar-te e há de ser que, se te chamar, dirás: Fala, SENHOR, porque o teu servo ouve. Então Samuel foi e se deitou no seu lugar.
Então veio o SENHOR, e pôs-se ali, e chamou como das outras vezes: Samuel, Samuel. E disse Samuel: Fala, porque o teu servo ouve.
E disse o SENHOR a Samuel: Eis que vou fazer uma coisa em Israel, a qual todo o que ouvir lhe tinirão ambos os ouvidos.
Samuel era fruto de um milagre e cresceu no templo trabalhando para a obra de Deus, ele acreditava em deus, sabia que Ele tinha um propósito em sua vida, mas não tinha tido uma experiência pessoal com Deus.
Temos que buscar a cada dia ter comunhão com Deus, não ter uma vida religiosa e se relacionar com Ele por uma imposição da família ou sociedade, mas para ter a vida transformada precisamos conhecer que é o Deus a quem servimos, conhecermos seu grande amor e termos nossa vida transformada.
Joao 10:27 As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem;
Não podemos nos confundir, as verdadeiras ovelhas do Senhor reconhecem a sua voz e obedecem.

3 - PRECISAMOS NOS DISPOR
 “Assim será a Palavra que sair da minha boca, não voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a designei.” Is 55.11
Muitas vezes deixamos de ser usados por Deus porque não reconhecemos Sua voz, ou por que achamos que não somos capazes de realizar a tarefa que Ele tem para nós. Precisamos estar sempre prontos a obedecer ao chamado de Deus, para isto basta entendermos que quando Ele escolhe alguém, Ele mesmo capacita.
VOZ DE MUITAS ÁGUAS
 Eu vi a glória do Deus de Israel que vinha do oriente. A sua voz era como a voz de muitas águas, e a terra resplandeceu por causa da sua glória”. - Ezequiel 43: 2
“Andando eles ouvi o ruído das suas asas, como o ruído de muitas águas, como a voz do Onipotente, a voz de um estrondo, como o estrépito de um exército; parando eles, abaixavam suas asas”. - Ezequiel 1: 24
“Fazendo ele [Deus] ouvir a sua voz, grande estrondo de águas há nos céus, e sobem os vapores desde os confins da  terra.  Envia  os  relâmpagos  com  a  chuva,  e  tira  o  vento  dos  seus  tesouros”.  –  Jr.  51:  16
“Os seus pés eram  semelhantes a latão reluzente, como que refinado numa fornalha, e a sua voz como a voz de muitas águas” - Apocalipse 1: 15
A voz de Deus foi comparada ao “som de muitas águas”, uma voz poderosa, que encobre todas as outras. Quando a ouvimos temos que deixar que nada nos distraia, não pode haver nenhuma interferência entre nós e o Senhor. Quando pararmos para falar com deus temos que deixar todos nossos problemas de lado, nossas preocupações e buscarmos em espírito e em verdade.
OUVIR SIGNIFICA OBEDECER
O povo de Israel era o povo escolhido por Deus, viram muitos sinais, prodígios e maravilhas, mas quando as coisas não aconteciam da maneira que eles queriam, se desviavam do Senhor e serviam outros deuses. Por causa de caminhos errados o povo padecia como conseqüência de suas escolhas. Quando se arrependiam, Deus os perdoava e voltava a pelejar por eles.

"Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus; a saber: aos que crêem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus" (João 1:12-13).

Hoje nós somos o povo escolhido por Deus e não devemos simplesmente desejar ouvir a voz d’Ele, mas de obedecer Suas palavras. Precisamos acima de tudo, buscar o reino de Deus e descansarmos, pois tudo aquilo que necessitamos nos será acrescentado.
A VOZ DE DEUS HOJE.
Hebreus 1:1-3 Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho,
A quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo.
O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da majestade nas alturas;
Se no passado Deus usava homens para transmitir sua palavra ao seu povo, hoje isto não é mais necessário, pois Jesus Cristo é o cabeça do seu povo e Ele fala conosco através do Espírito de Deus.
“mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito” - João 14:26

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

A LIÇÃO DA BORBOLETA

"Um dia, uma pequena abertura apareceu num casulo; um homem sentou e observou a borboleta por várias horas, conforme ela se esforçava para fazer com que seu corpo passasse através daquele pequeno buraco.

Então pareceu que ela havia parado de fazer qualquer progresso.

Parecia que ela tinha ido o mais longe que podia, e não conseguia ir mais.

Então o homem decidiu ajudar a borboleta: ele pegou uma tesoura e cortou o restante do casulo. A borboleta então saiu facilmente.

Mas seu corpo estava murcho, era pequeno e tinha as asas amassadas.

O homem continuou a observá-la, porque ele esperava que, a qualquer momento, as asas dela se abrissem e esticassem para serem capazes de suportar o corpo que iria se afirmar a tempo.

Nada aconteceu! Na verdade, a borboleta passou o resto de sua vida rastejando com um corpo murcho e asas encolhidas. Ela nunca foi capaz de voar.

O que o homem, em sua gentileza e vontade de ajudar não compreendia, era que o casulo apertado e o esforço necessário à borboleta para passar através da pequena abertura era o modo pelo qual Deus fazia com que o fluido do corpo da borboleta fosse para as suas asas, de forma que ela estaria pronta para voar uma vez que estivesse livre do casulo.

Algumas vezes, o esforço é justamente o que precisamos em nossa vida.

Se Deus nos permitisse passar através de nossas vidas sem quaisquer obstáculos, ele nos deixaria aleijados. Nós não iríamos ser tão fortes como poderíamos ter sido. Nós nunca poderíamos voar.

Eu pedi forças...e Deus deu-me dificuldades para fazer-me forte.

Eu pedi sabedoria... e Deus deu-me problemas para resolver.

Eu pedi prosperidade... e Deus deu-me cérebro e músculos para trabalhar.

Eu pedi coragem...e Deus deu-me obstáculos para superar.

Eu pedi amor...e Deus deu-me pessoas com problemas para ajudar.

Eu pedi favores...e Deus deu-me oportunidades.

Eu não recebi nada do que pedi...mas eu recebi tudo de que precisava."

LIVRAMENTO DA ESCRAVIDÃO



TEXTO BASE: ÊXODO 14
O povo de Deus estava sendo escravizado por uma nação mais forte por causa de escolhas erradas dos filhos de Jacó,mas Deus não estava contente em ver seu povo sofrendo na servidão e decidiu livrá-los conduzindo-os a uma terra perfeita, este é o início de um grande milagre que mostra que para o Senhor não existe impossível e que quando Deus faz uma promessa, ele cumpre, Ele é fiel. Não importa a dificuldade ou situação, o milagre vai acontecer e o Nome dEle vai ser glorificado.
Segundo o dicionário Michaelis o significado de escravidão é:
1 Condição de quem é escravo. 2 Servidão. 3 Falta de liberdade, Que, ou o que vive em absoluta sujeição a um senhor, que, ou aquele que está dominado.
Após uma reflexão sobre escravos, chego às seguintes conclusões:
             Um escravo é tratado como um objeto
             Não tem seus sentimentos respeitados
             É propriedade de alguém
             Não tem direitos sobre aquilo que produz
             Não consegue conquistar sua liberdade
Hoje em dia não temos muitas ocorrências de escravidão física, mas sabemos que algumas formas ainda persistem no mundo contemporâneo, trafico de mulheres e crianças para prostituição, trabalhadores escravos entre outras, mas vamos refletir sobre um tipo de escravidão que assola a humanidade em geral, aquela em que a pessoa não tem sua liberdade física tirada, mas tem sua alma assolada, presa por causa do pecado ou até mesmo por causa de problemas sentimentais e ou psicológicos, que impedem uma vida de crescimento, paz ou felicidade.
ESCRAVIDÃO NO PECADO
Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos;
E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.
Responderam-lhe: Somos descendência de Abraão, e nunca servimos a ninguém; como dizes tu: Sereis livres?
Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é servo do pecado.
 (João, 8:31-34.)

O pecado é tudo aquilo que entristece o coração de Deus, ou tudo aquilo que nos afasta de Deus. Hoje vemos pessoas que são verdadeiros escravos da vontade da carne, dos vícios, da mentira, da fofoca, do desamor a Deus e ao próximo. Ser escravo do pecado significa fazer a vontade do diabo, ser usado por ele, permitir que ele roube os nossos frutos e impedir o cumprimento da promessa de Deus para nós.ser usado pelo inimigo de Deus, ele fica com tudo o que seu escravo produz.

ESCRAVOS DOS NOSSOS SENTIMENTOS
Algumas pessoas se deixam dominar por problemas sentimentais ou psicológicos, aceitando viver na tristeza, se menosprezando, perdendo totalmente o amor próprio. O medo, depressão, timidez, são sentimentos que aprisionam, roubando nossa esperança e vontade de viver ou não acreditando no nosso potencial, fazem com que nos esqueçamos do amor que Deus tem por nós e do valor pago por Jesus pelas nossas vidas, nos sentimos desvalorizados, não conseguimos tomar e nos tornamos limitados, com a fé abalada.
Deus tinha um plano de libertação para o povo escravo no Egito e através de Jesus Cristo também somos libertos de toda escravidão que assola nossa alma.
João 8 : 36 Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.
 No texto, quando o povo viu que Faraó estava atrás deles ficaram com medo e quase desistiram de conquistar liberdade. Quando precisamos nos libertar de algo, não podemos desanimar com facilidade, temos que seguir em frente e crer que o Deus que nos livra da escravidão é o mesmo que nos protege em toda situação, ainda que seja necessário abrir o mar por amor a ti, Ele fará. Jesus é maior que a sua dificuldade, seus problemas, seus medos. Coloque suas ansiedades nas mãos do Senhor que ele vai te dar o sustento necessário para atravessar o mar de dificuldades com segurança. “O SENHOR pelejará por vós”
Em Romanos 8:15 a palavra diz: “Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai.”
Ele não quer que vivamos assolados, manipulados pelo medo e ansiedade, nem servos do pecado, Ele quer pessoas livres para adorá-lo em espírito e em verdade. Jesus já nos libertou, agora é nossa vez de usufruirmos desta liberdade.
2 sm 22:2 -  Disse pois: O SENHOR é o meu rochedo, e o meu lugar forte, e o meu libertador.

COMO CONQUISTAR A LIBERDADE:
             A oração da igreja de Jesus Cristo derruba as cadeias
At 12: 5-7 Pedro, pois, era guardado na prisão; mas a igreja fazia contínua oração por ele a Deus.
E quando Herodes estava para o fazer comparecer, nessa mesma noite estava Pedro dormindo entre dois soldados, ligado com duas cadeias, e os guardas diante da porta guardavam a prisão.
E eis que sobreveio o anjo do Senhor, e resplandeceu uma luz na prisão; e, tocando a Pedro na ilharga, o despertou, dizendo: Levanta-te depressa. E caíram-lhe das mãos as cadeias.
Orar em grupo demonstra unidade – as portas do inferno não prevalecerão contra a igreja – Jesus conquistou o domínio nos céus e na Terra e entregou à igreja.
             Libertação através do louvor
At 16: 25-26 E, perto da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, e os outros presos os escutavam.
E de repente sobreveio um tão grande terremoto, que os alicerces do cárcere se moveram, e logo se abriram todas as portas, e foram soltas as prisões de todos.
No meio da luta temos que orar e louvar ao Senhor, pois as cadeias serão quebradas e seremos libertos de todo o mal. No meio da perseguição, louve, diga ao Senhor que vc o ama e ele vai te libertar e te abençoar.
             Libertação pela resistência
Ap 2:10 Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.
O diabo tenta a todo custo escravizar os filhos de Deus no pecado e nos vícios , mas nós temos que ter nossa fé inabalável para resistir todos os ataques do inimigo, mas o Senhor honrará os que forem fiéis até o fim.
             Liberdade pela presença do Espirito Santo
2 co 3:17 Ora, o Senhor é Espírito; e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade.
Devemos ter uma vida de comunhão com Deus através do ES, ele nos consola, ensina, habilita e nos livra da escravidão do pecado.
             Liberdade pela servidão
Gal 5:13 Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor.
Parece até loucura dizer que seremos livres quando servirmos, mas Deus deseja que tenhamos um coração humilde, voluntário, quer que amemos uns aos outros, que sejamos os primeiros a estender a mão ao necessitado.
             Liberdade pela atitude.
O Senhor quer que avancemos, não nos conformemos com as dificuldades. Quando o povo perseguido, diante do mar, Deus disse: Porque Clamas a mim, dia ao povo que marche.
Não podemos nos desesperar, muitas vezes oramos com desespero e falta de fé, mas conquistamos nossa libertação quando oramos, confiamos no Senhor  e avançamos pois sabemos que o milagre vai acontecer.
             Sair da prisão para honra.
José recebeu uma promessa e creu, foi vendido como escravo, foi para a prisão, mas Deus o tirou da prisão e o colocou em uma posição de honra.
Não importa a situação que você está passando, confie sempre nas promessas de Deus, pois Ele é fiel. Você sairá do cativeiro para ser honrado.