quinta-feira, 14 de abril de 2011

COMO VENCER OS GIGANTES DA VIDA

Texto Base: I Samuel 17
Muitas vezes enfrentamos problemas que aos nossos olhos parecem verdadeiros gigantes e em alguns momentos pensamos que não suportaremos o peso das provações, mas não podemos desanimar ou desistir de lutar, nem mesmo quando todos ao nosso redor dizem que o motivo pelo qual lutamos é impossível. Na verdade é nessas horas que devemos colocar nossas lutas nas mãos de Deus, pois não chamamos de milagre as vitórias conquistadas pela força das nossas mãos, mas o milagre acontece quando, pela força e graça de Deus transpomos barreiras, que aos olhos humanos parecem impossíveis.
Davi era um pastor de ovelhas, mas Deus o enxergou onde ele estava e quando resolveu ungir alguém para ser rei, não escolheu alguém que tivesse a aparência que as pessoas desejavam para um rei, mas Deus escolheu a Davi por causa do seu coração. I Sm 16: 7,8
Para vencer os grandes desafios que aparecem em nossas vidas, que de tão grandes parecem gigantes, devemos:
1 CONHECER O NOSSO VALOR
Hoje em dia, as pessoas passam a vida inteira tentando se enquadrar num modelo que a sociedade determina, somos julgados por nossa aparência, e não por quem verdadeiramente somos e acabamos aceitando as sentenças que as pessoas lançam sobre nós. Muitos hoje não vencem na vida porque perderam as esperanças, não acreditam mais na sua capacidade, não reconhecem o valor que tem.  Deus não está interessado na aparência física, pouco se importa se você nasceu em uma família rica, ou teve bons estudos, mas Ele olha no seu coração, nos seus sentimentos e no potencial que você atingirá no momento em que for capacitado pelo Espírito dEle, portanto não desista dos seus sonhos, não pare de lutar, jamais abandone as promessas de Deus para sua vida.
2 – SE PREPARAR
Quando Davi foi ungido rei, não se tornou um rei imediatamente, na verdade a unção significava a marca do Espírito Santo na vida dele, que a partir daquele momento, teria um tempo de preparação, para então capacitado, efetivamente tornar-se um rei. Só tomamos posse das promessas de Deus se estivermos preparados, somos tratados como filhos, um pai jamais dará (ou não deveria) dar um carro nas mãos de um filho que não sabe dirigir, pois um carro nas mãos de quem não sabe dirigir é como uma arma, pois causa risco à vida de seu filho e de outras pessoas.
3 – NÃO SER DOMINADO PELO MEDO
É neste momento de preparação que Golias aparece na vida de Davi, o povo Filisteu desafiou Israel para uma batalha, onde quem perdesse se tornaria escravo da outra nação. O desafio consistia na batalha entre um representante de Israel contra Golias, tratado na Bíblia como um gigante (1 Sm 17-4), o que corresponde a 2,9m, um homem fora dos padrões normais para um ser humano, treinado para a guerra, que deixava apavorados a todos que tinham que enfrentá-lo. Durante 40 dias Golias gritou e provocou o exército de Israel, que não conseguiu um homem sequer que tivesse coragem de enfrentá-lo.
Às vezes enfrentamos situações que nos causam medo, são problemas que nos apavoram e não temos coragem de enfrentar, mas precisamos aprender que fugir não vai solucionar o problema. Não podemos nos tornar escravos do medo, temos sempre que encarar as situações de frente, ainda que pareça que a situação seja ruim ou que a dor pareça ser maior do que você possa suportar. O medo faz qualquer problema parecer ainda maior, é comum sentir medo, mas não podemos ele nos dominar.
4 – NÃO DAR OUVIDOS ÀS CRÍTICAS PESSIMISTAS - versículos 28-30
Quando Golias desafiou o exército de Israel, ninguém teve coragem de enfrentá-lo, mas quando Davi decidiu enfrentá-lo, logo tentaram fazer com ele desistisse.
 “Quando Eliabe, o irmão mais velho, ouviu Davi falando com os soldados, ficou muito irritado com ele e perguntou: "Por que você veio até aqui? Com quem deixou aquelas poucas ovelhas no deserto? Sei que você é presunçoso e que o seu coração é mau; você veio só para ver a batalha". E disse Davi: "O que fiz agora? Será que não posso nem mesmo conversar?" Ele então se virou para outro e perguntou a mesma coisa, e os homens responderam-lhe como antes.”
As pessoas não admitem que alguém se destaque numa área em que foram derrotados, quando Davi aceitou o desafio de Golias, evidenciou a covardia de todo o exército. O mesmo acontece conosco, as pessoas não suportam ver o sucesso dos outros e sempre fazem uma crítica negativa e tentam a todo custo fazer com que desistam de lutar. Por isso que não podemos dar ouvidos a qualquer comentário, temos que filtrar aquilo que ouvimos, aquelas palavras que nos motivam e nos fazem bem devemos ouvir com atenção, mas aquelas críticas feitas com a intenção de nos menosprezar e desanimar, devemos ignorar.

5. NÃO LUTAR COM AS ARMAS DOS OUTROS: (I Sm 17: 38-40)
“E Saul vestiu a Davi de suas vestes, e pôs-lhe sobre a cabeça um capacete de bronze; e o vestiu de uma couraça.
E Davi cingiu a espada sobre as suas vestes, e começou a andar; porém nunca o havia experimentado; então disse Davi a Saul: Não posso andar com isto, pois nunca o experimentei. E Davi tirou aquilo de sobre si.
E tomou o seu cajado na mão, e escolheu para si cinco seixos do ribeiro, e pô-los no alforje de pastor, que trazia, a saber, no surrão, e lançou mão da sua funda; e foi aproximando-se do filisteu.”
Não existe uma fórmula para o sucesso, então de nada adianta ficarmos tentando imitar as pessoas, cada um deverá escrever sua própria história. O que podemos e devemos fazer é aprender com aqueles que obtiveram sucesso, não copiá-los.

Davi confiava em Deus e sabia que estaria seguro, pois o Senhor não desampara um filho Seu, aquela batalha era de Deus. Não vencemos batalhas, nem resolvemos problemas impossíveis por força, sabedoria ou estratégias humanas. Jamais podemos olhar para o tamanho do problema, mas para o poder do nosso Deus, que é infinito. Saul e seu exército não tiveram coragem de enfrentar o gigante por que olharam para o tamanho do inimigo e não tiveram fé para enxergar o livramento do Deus vivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário