TEXTO BASE: ÊXODO 14
O povo de Deus estava sendo escravizado por uma nação mais forte por causa de escolhas erradas dos filhos de Jacó,mas Deus não estava contente em ver seu povo sofrendo na servidão e decidiu livrá-los conduzindo-os a uma terra perfeita, este é o início de um grande milagre que mostra que para o Senhor não existe impossível e que quando Deus faz uma promessa, ele cumpre, Ele é fiel. Não importa a dificuldade ou situação, o milagre vai acontecer e o Nome dEle vai ser glorificado.
Segundo o dicionário Michaelis o significado de escravidão é:
1 Condição de quem é escravo. 2 Servidão. 3 Falta de liberdade, Que, ou o que vive em absoluta sujeição a um senhor, que, ou aquele que está dominado.
Após uma reflexão sobre escravos, chego às seguintes conclusões:
• Um escravo é tratado como um objeto
• Não tem seus sentimentos respeitados
• É propriedade de alguém
• Não tem direitos sobre aquilo que produz
• Não consegue conquistar sua liberdade
Hoje em dia não temos muitas ocorrências de escravidão física, mas sabemos que algumas formas ainda persistem no mundo contemporâneo, trafico de mulheres e crianças para prostituição, trabalhadores escravos entre outras, mas vamos refletir sobre um tipo de escravidão que assola a humanidade em geral, aquela em que a pessoa não tem sua liberdade física tirada, mas tem sua alma assolada, presa por causa do pecado ou até mesmo por causa de problemas sentimentais e ou psicológicos, que impedem uma vida de crescimento, paz ou felicidade.
ESCRAVIDÃO NO PECADO
Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos;
E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.
Responderam-lhe: Somos descendência de Abraão, e nunca servimos a ninguém; como dizes tu: Sereis livres?
Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é servo do pecado.
(João, 8:31-34.)
O pecado é tudo aquilo que entristece o coração de Deus, ou tudo aquilo que nos afasta de Deus. Hoje vemos pessoas que são verdadeiros escravos da vontade da carne, dos vícios, da mentira, da fofoca, do desamor a Deus e ao próximo. Ser escravo do pecado significa fazer a vontade do diabo, ser usado por ele, permitir que ele roube os nossos frutos e impedir o cumprimento da promessa de Deus para nós.ser usado pelo inimigo de Deus, ele fica com tudo o que seu escravo produz.
ESCRAVOS DOS NOSSOS SENTIMENTOS
Algumas pessoas se deixam dominar por problemas sentimentais ou psicológicos, aceitando viver na tristeza, se menosprezando, perdendo totalmente o amor próprio. O medo, depressão, timidez, são sentimentos que aprisionam, roubando nossa esperança e vontade de viver ou não acreditando no nosso potencial, fazem com que nos esqueçamos do amor que Deus tem por nós e do valor pago por Jesus pelas nossas vidas, nos sentimos desvalorizados, não conseguimos tomar e nos tornamos limitados, com a fé abalada.
Deus tinha um plano de libertação para o povo escravo no Egito e através de Jesus Cristo também somos libertos de toda escravidão que assola nossa alma.
João 8 : 36 Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.
No texto, quando o povo viu que Faraó estava atrás deles ficaram com medo e quase desistiram de conquistar liberdade. Quando precisamos nos libertar de algo, não podemos desanimar com facilidade, temos que seguir em frente e crer que o Deus que nos livra da escravidão é o mesmo que nos protege em toda situação, ainda que seja necessário abrir o mar por amor a ti, Ele fará. Jesus é maior que a sua dificuldade, seus problemas, seus medos. Coloque suas ansiedades nas mãos do Senhor que ele vai te dar o sustento necessário para atravessar o mar de dificuldades com segurança. “O SENHOR pelejará por vós”
Em Romanos 8:15 a palavra diz: “Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai.”
Ele não quer que vivamos assolados, manipulados pelo medo e ansiedade, nem servos do pecado, Ele quer pessoas livres para adorá-lo em espírito e em verdade. Jesus já nos libertou, agora é nossa vez de usufruirmos desta liberdade.
2 sm 22:2 - Disse pois: O SENHOR é o meu rochedo, e o meu lugar forte, e o meu libertador.
COMO CONQUISTAR A LIBERDADE:
• A oração da igreja de Jesus Cristo derruba as cadeias
At 12: 5-7 Pedro, pois, era guardado na prisão; mas a igreja fazia contínua oração por ele a Deus.
E quando Herodes estava para o fazer comparecer, nessa mesma noite estava Pedro dormindo entre dois soldados, ligado com duas cadeias, e os guardas diante da porta guardavam a prisão.
E eis que sobreveio o anjo do Senhor, e resplandeceu uma luz na prisão; e, tocando a Pedro na ilharga, o despertou, dizendo: Levanta-te depressa. E caíram-lhe das mãos as cadeias.
Orar em grupo demonstra unidade – as portas do inferno não prevalecerão contra a igreja – Jesus conquistou o domínio nos céus e na Terra e entregou à igreja.
• Libertação através do louvor
At 16: 25-26 E, perto da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, e os outros presos os escutavam.
E de repente sobreveio um tão grande terremoto, que os alicerces do cárcere se moveram, e logo se abriram todas as portas, e foram soltas as prisões de todos.
No meio da luta temos que orar e louvar ao Senhor, pois as cadeias serão quebradas e seremos libertos de todo o mal. No meio da perseguição, louve, diga ao Senhor que vc o ama e ele vai te libertar e te abençoar.
• Libertação pela resistência
Ap 2:10 Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.
O diabo tenta a todo custo escravizar os filhos de Deus no pecado e nos vícios , mas nós temos que ter nossa fé inabalável para resistir todos os ataques do inimigo, mas o Senhor honrará os que forem fiéis até o fim.
• Liberdade pela presença do Espirito Santo
2 co 3:17 Ora, o Senhor é Espírito; e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade.
Devemos ter uma vida de comunhão com Deus através do ES, ele nos consola, ensina, habilita e nos livra da escravidão do pecado.
• Liberdade pela servidão
Gal 5:13 Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor.
Parece até loucura dizer que seremos livres quando servirmos, mas Deus deseja que tenhamos um coração humilde, voluntário, quer que amemos uns aos outros, que sejamos os primeiros a estender a mão ao necessitado.
• Liberdade pela atitude.
O Senhor quer que avancemos, não nos conformemos com as dificuldades. Quando o povo perseguido, diante do mar, Deus disse: Porque Clamas a mim, dia ao povo que marche.
Não podemos nos desesperar, muitas vezes oramos com desespero e falta de fé, mas conquistamos nossa libertação quando oramos, confiamos no Senhor e avançamos pois sabemos que o milagre vai acontecer.
• Sair da prisão para honra.
José recebeu uma promessa e creu, foi vendido como escravo, foi para a prisão, mas Deus o tirou da prisão e o colocou em uma posição de honra.
Não importa a situação que você está passando, confie sempre nas promessas de Deus, pois Ele é fiel. Você sairá do cativeiro para ser honrado.

Nenhum comentário:
Postar um comentário