Tendo Jesus saído de casa, naquele dia, estava assentado junto ao mar;
E ajuntou-se muita gente ao pé dele, de sorte que, entrando num barco, se assentou; e toda a multidão estava em pé na praia.
E falou-lhe de muitas coisas por parábolas, dizendo: Eis que o semeador saiu a semear.
E, quando semeava, uma parte da semente caiu ao pé do caminho, e vieram as aves, e comeram-na;
E outra parte caiu em pedregais, onde não havia terra bastante, e logo nasceu, porque não tinha terra funda;
Mas, vindo o sol, queimou-se, e secou-se, porque não tinha raiz.
E outra caiu entre espinhos, e os espinhos cresceram e sufocaram-na.
E outra caiu em boa terra, e deu fruto: um a cem, outro a sessenta e outro a trinta.
Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.
E, acercando-se dele os discípulos, disseram-lhe: Por que lhes falas por parábolas?
Ele, respondendo, disse-lhes: Porque a vós é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas a eles não lhes é dado;
Porque àquele que tem, se dará, e terá em abundância; mas àquele que não tem, até aquilo que tem lhe será tirado.
Por isso lhes falo por parábolas; porque eles, vendo, não vêem; e, ouvindo, não ouvem nem compreendem.
E neles se cumpre a profecia de Isaías, que diz: Ouvindo, ouvireis, mas não compreendereis, E, vendo, vereis, mas não percebereis.
Porque o coração deste povo está endurecido, E ouviram de mau grado com seus ouvidos, E fecharam seus olhos; Para que não vejam com os olhos, E ouçam com os ouvidos, E compreendam com o coração, E se convertam, E eu os cure.
Mas, bem-aventurados os vossos olhos, porque vêem, e os vossos ouvidos, porque ouvem.
Porque em verdade vos digo que muitos profetas e justos desejaram ver o que vós vedes, e não o viram; e ouvir o que vós ouvis, e não o ouviram.
Escutai vós, pois, a parábola do semeador.
Ouvindo alguém a palavra do reino, e não a entendendo, vem o maligno, e arrebata o que foi semeado no seu coração; este é o que foi semeado ao pé do caminho.
O que foi semeado em pedregais é o que ouve a palavra, e logo a recebe com alegria;
Mas não tem raiz em si mesmo, antes é de pouca duração; e, chegada a angústia e a perseguição, por causa da palavra, logo se ofende;
E o que foi semeado entre espinhos é o que ouve a palavra, mas os cuidados deste mundo, e a sedução das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera;
Mas, o que foi semeado em boa terra é o que ouve e compreende a palavra; e dá fruto, e um produz cem, outro sessenta, e outro trinta.
Jesus é considerado o Mestre dos Mestres por sua maravilhosa capacidade de ensinar, ele tratava de temas complexos com uma simplicidade incrível, transmitia sua mensagem com eficiência para a mais diversificada platéia, desde o cidadão mais simples ao mais culto, ninguém saia da presença d’Ele sem ser alimentado espiritualmente.
Mais do que ensinar, Ele vivia aquilo que pregava, serviu de exemplo, ensinou que temos que perdoar quando mesmo no momento de maior angústia teve compaixão daqueles que o acusavam; Ensinou que devemos ter compaixão, quando percorria grandes distâncias para aliviar o sofrimento de alguém; Ensinou que devemos amar a Deus quando aceitou seu chamado e quando se entregou como sacrifício por nossos pecados, nos ensinou que devemos amar uns aos outros.
No velho testamento, as leis tentaram manter a humanidade no caminho correto, mas as pessoas falharam, pois sentiam que as regras eram rígidas e se desviavam. Jesus veio semear nos nossos corações o amor, e fazemos a vontade de Deus porque o amamos.
Se dermos uma educação rígida a uma criança, cheia de regras pré determinadas, ela só vai obedecer até o momento que sentir medo de ser punida, na primeira oportunidade vai transgredir a regra imposta. Agora se fizermos como Jesus, que ensina o caminho, que ajuda a caminhar e através de experiencias molda o caráter da pessoa, teremos crianças que sabem a diferença entre o certo e o errado e opta pelo certo, porque sabe que é o melhor caminho.
Os ensinamentos de Jesus são tão importantes, que até hoje, depois de tantos anos, nos edificam e ensinam. Na parábola do semeador observamos três personagens principais, a semente, o semeador e o solo.
SEMEADOR.
A missão do semeador é colocar a semente no solo, se ela ficar guardada jamais brotará. O bom semeador conhece as sementes, sabe os cuidados necessários para cuidar do solo, sabe o tempo de germinação, por isso o papel do semeador é importante, mas ele exerce um papel secundário. O milagre da germinação acontece do contato da semente com o solo.
I Co 3: 6-7 Eu plantei, Apolo regou; mas Deus deu o crescimento.
Por isso, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento.
Nós somos os semeadores, temos que pegar as sementes que Deus nos dá e colocar em contato com o solo, que é nosso coração enquanto símbolo das nossas emoções e sentimentos.
SEMENTE:
A semente é a palavra de Deus e através dela:
- Fomos criados (Tiago 1:18) Segundo a sua vontade, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como primícias das suas criaturas.,
- Salvos (Tiago 1:21) Por isso, rejeitando toda a imundícia e superfluidade de malícia, recebei com mansidão a palavra em vós enxertada, a qual pode salvar as vossas almas.,
- Restaurados(1 Pedro 1:23) Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre.,
- Libertos (João 8:31-32) Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos; E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará., produz fé (Romanos 10:17) De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.,
- Santificados (João 17:17) Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade.;
- Conhecemos a Cristo (João 6:44-45) Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia. Está escrito nos profetas: E serão todos ensinados por Deus. Portanto, todo aquele que do Pai ouviu e aprendeu vem a mim.
E mais, em Jo 1:1-5 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
Ele estava no princípio com Deus.
Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.
Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens.
E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam.
Jo 1:14 E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.
Jesus é chamado verbo de Deus, verbo é uma palavra que expressa ação,
Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração. Hebreus 4.12
Jesus é esta semente maravilhosa, precisamos permitir que suas sementes sejam semeadas em nossa vida, no nosso coração. Ele está esperando uma oportunidade, um espaço para entrar e transaformar nossas vidas. Quando o semeador coloca uma semente no solo, já consegue visualizar os frutos, já faz planos para a colheita. Quando as sementes de Jesus entram em contato com o solo do nosso coração, já podemos sentir a transformação em nossa vida e a mudança no nosso interior.
SOLO;
Na parábola, Jesus comparou nossos corações (sentimentos) a quatro tipos de solos. É interessante notar que a mesma semente foi plantada em cada um dos solos, porém o resultado obtido foi diferente em cada situação.
Jesus tem semeado em nossa vida em todo o tempo, mas o resultado é determinado pelo coração daquele que recebeu a semente.
1° SOLO – A BEIRA DO CAMINHO.
Mt 13:4,19 E, quando semeava, uma parte da semente caiu ao pé do caminho, e vieram as aves, e comeram-na;
Ouvindo alguém a palavra do reino, e não a entendendo, vem o maligno, e arrebata o que foi semeado no seu coração; este é o que foi semeado ao pé do caminho
Neste primeiro solo, as sementes não tiveram chance de germinar, muitas pessoas tem o coração fechado, não permitem que a palavra de Deus entre em suas vidas e as sementes lançadas ficam pelo caminho.
Por mais maravilhosa que seja a semente, se eu não permitir que ela entre em contato com o solo, jamais irá produzir nada. Jesus pagou um preço muito alto pelas nossas vidas, ele se entregou para que nossos corações fossem semeados, se não abrirmos a porta da nossa vida para ele entrar, estaremos rejeitando todo sacrifício de amor que Ele teve pela humanidade.
2° SOLO – SOLO PEDREGOSO
(Mt 13: 5,6 , 20, 21) E outra parte caiu em pedregais, onde não havia terra bastante, e logo nasceu, porque não tinha terra funda;
Mas, vindo o sol, queimou-se, e secou-se, porque não tinha raiz;
O que foi semeado em pedregais é o que ouve a palavra, e logo a recebe com alegria;
Mas não tem raiz em si mesmo, antes é de pouca duração; e, chegada a angústia e a perseguição, por causa da palavra, logo se ofende;
Aqui vemos uma pessoa que ouve a palavra, mas esta não causa uma transformação profunda, quando tem quem passar por uma situação difícil, não tem raiz forte o suficiente para agüentar as adversidades. Jesus nunca prometeu uma vida sem problemas ou vitórias sem lutas, ao contrário disse que teríamos socorro na angústia, força na fraqueza e coragem para enfrentar desafios. No solo rochoso, nossas raízes não conseguem se aprofundar e não conseguimos chegar às águas profundas.
Algumas pessoas se envolvem com as coisas de Deus, mas ficam na superficialidade e são arrancadas com facilidade. Muitas vezes passam a vida inteira na igreja por comodismo, porque a fé já não existe mais.
Evitar medo, insegurança, baixa auto-estima, mágoa, dúvidas e qualquer sentimento que endureça nosso coração e impeça que a verdadeira semente frutifique em nossa vida.
3° SOLO – SOLO COM ESPINHOS
I Mt 13 - 7,22 E outra caiu entre espinhos, e os espinhos cresceram e sufocaram-na.
E o que foi semeado entre espinhos é o que ouve a palavra, mas os cuidados deste mundo, e a sedução das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera;
Neste caso, o solo era adequado, não tinha pedras e apto para receber a semente que brotou e se desenvolveu, mas ao mesmo tempo outras plantas começaram a crescer e a dividir espaço, água nutrientes com a planta originada pela semente. Com solo enfraquecido e espaço restrito não encontrou condições para produzir frutos perfeitos.
Aqui deixamos que outros sentimentos ocupem nosso coração, tomando lugar do espaço reservado para Deus. Acabamos sendo roubados, pois não conseguimos receber a plenitude da benção de Deus. Temos que tirar do nosso coração, tudo aquilo que nos afasta de Deus.
Quando não vivemos a plenitude daquilo que recebemos, estamos sendo roubados.
Pv 4:23 Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida
Temos que constantemente limpar nossos corações do Egoísmo, Arrogância,
4° SOLO – SOLO ADEQUADO.
Mt 13:23 Mas, o que foi semeado em boa terra é o que ouve e compreende a palavra; e dá fruto, e um produz cem, outro sessenta, e outro trinta.
Para manter o solo adequado para receber a semente, o semeador precisa limpá-lo, retirando todas as pedras, impurezas e ervas daninha, para que não enfraqueça é necessário adubá-lo e estar sempre vigilante para não ser atacado por pragas e insetos. Semelhantemente precisamos manter nosso coração livre de sentimentos que nos afastam de Deus e que diminuem nossa fé. Precisamos nos alimentar da palavra de Deus e estar em constante oração.
Precisamos saber que a semente não brota imediatamente, mas o semeador confia na qualidade da semente e ao lançá-la em solo fértil, sabe que em pouco tempo colherá os frutos.
